Aluno: Adriana Nogueira Mascarenhas
Resumo
O compromisso organizacional é um tema muito abordado na área de recursos humanos, sendo que um dos grandes desafios para os gestores é conseguirem ter trabalhadores comprometidos com o trabalho e com a organização. As recompensas organizacionais surgem como um elemento estratégico que pode ajudar os gestores a aumentarem o compromisso organizacional dos trabalhadores. Desta forma, recompensas extrínsecas e intrínsecas impactam de forma diferente o compromisso organizacional e exercem também influência nas suas dimensões (afetivo, normativo e instrumental). Assim, o principal objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os tipos de recompensas influenciam as dimensões de compromisso organizacional, abordando ainda a questão das variáveis sociodemográficas que podem exercer influência no nível de compromisso.
Desta forma, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, utilizando-se o inquérito, através da plataforma Google Forms. Foram obtidas 314 respostas válidas, recolhidas no mês de maio de 2024, que posteriormente foram tratadas no programa SPSS, para proceder à respetiva análise e discussão dos dados obtidos.
No que diz respeito às hipóteses foram na sua maioria confirmadas e suportadas pelos dados obtidos, concluiu-se que as recompensas têm diferentes influências nas várias dimensões de compromisso organizacional. Além disso, foi possível perceber que as recompensas influenciam o compromisso organizacional e que as variáveis sociodemográficas podem ter influência nesta relação, pelo que, se considera o modelo de análise pertinente, apresentando um contributo teórico e empírico para a temática do compromisso organizacional.
Trabalho final de Mestrado