Aluno: Elisa Maria Moreira Morgado
Resumo
A rápida evolução da inteligência artificial (IA) tem tido um impacto considerável na sociedade. No entanto, essa expansão rápida, não permitiu uma análise detalhada dos potenciais riscos envolvidos. Como medida para reduzir esses riscos, particularmente no contexto empresarial, este estudo destaca a crescente influência da IA na sociedade e reforça a importância de uma abordagem responsável.
O problema central abordado nesta pesquisa diz respeito ao estado de preparação das empresas para a adoção da IA e aos fatores fundamentais na adoção da tecnologia IA das empresas. O objetivo deste estudo é investigar e compreender os perigos associados à tecnologia, não com o propósito de desencorajar o uso, mas sim de promover práticas responsáveis.
Para atingir esse objetivo, a metodologia a utilizar envolve entrevistas com programadores e representantes de empresas. Essas entrevistas permitem a recolha de diversas perspetivas sobre os desafios da IA e a identificação de possíveis soluções para esses desafios.
Deste modo, concluiu-se que as empresas menos tecnológicas não estão devidamente preparadas para a adoção da IA. Muitas dessas organizações tendem a focar-se mais no lucro a curto prazo, ignorando os potenciais riscos que a tecnologia pode causar. Essa postura cria vulnerabilidades, onde a falta de uma abordagem ética e preventiva na adoção da IA pode aumentar os riscos, comprometendo a segurança e o impacto social a longo prazo.
Trabalho final de Mestrado