Aluno: Tiago Miguel Marcos Bordalo De Carvalho Escalda
Resumo
Com o avanço da Transformação Digital e o crescente uso de Inteligência Artificial (IA), o setor bancário tem enfrentado profundas mudanças. As instituições financeiras precisam de evoluir e de se adaptar rapidamente às novas exigências do mercado digital e às expectativas dos consumidores. Este estudo investiga como os bancos em Portugal estão a responder a estas mudanças e como a adoção de plataformas digitais e IA está a transformar os seus modelos de negócio.
Para esta investigação, foi adotado um estudo de natureza exploratória, onde se utilizaram métodos de recolha de dados primários por meio de questionário e entrevistas.
O inquérito foi direcionado a utilizadores de serviços bancários digitais em Portugal e as entrevistas a gestores de alguns dos principais bancos em Portugal e a consultores especializados no tema. O objetivo foi analisar as estratégias digitais adotadas pelos bancos, os desafios enfrentados durante a implementação de novas tecnologias e o impacto dessas mudanças na eficiência operacional e na experiência do cliente.
Esta investigação centra-se em quatro questões principais: O impacto da Transformação Digital nos modelos de negócio tradicionais; O papel da IA nas operações e interações com clientes; Os desafios e oportunidades da adaptação a um ambiente digital; As mudanças no comportamento dos clientes.
Os resultados indicam que os bancos estão a implementar tecnologias avançadas de modo a melhorar a eficiência e a personalização dos serviços, embora enfrentem desafios relacionados com a legacy tecnológica e humana e a cibersegurança. A Transformação Digital tornou-se essencial para a competitividade no setor bancário, modernizando tecnologia e operações, alargando a oferta e melhorando a experiência do cliente.
Trabalho final de Mestrado