Aluno: Fernando Vaz Antunes Elias
Resumo
O mundo está em constante mudança e a recente crise financeira e económica, que tem assolado o país, despertou os gestores de muitas empresas para as mudanças que o seu setor atravessa.
Este estudo empírico e exploratório procura determinar de que forma é que, no contexto da recente crise financeira, o setor da ótica ocular (e as empresas que o compõem) estão em mudança estratégica. A pesquisa foi desenvolvida com base no estudo de caso de empresas do setor e assenta na recolha de dados em documentação existente, na realização de entrevistas e observação de ações desenvolvidas pelas empresas do setor.
Os resultados sugerem que este período de crise impulsionou a existência de mudanças estratégicas no setor da ótica ocular. Verificou-se que o setor está em mudança e nas próprias organizações existiram mudanças estratégicas ao nível funcional, mas sem que se tivessem verificado mudanças significativas que influenciassem as estratégias genéricas das empresas.
As conclusões, contributos e originalidade deste estudo exploratório, além de poderem servir como fonte de informação sobre o tema das mudanças estratégicas no setor da ótica ocular, reforçam a ideia da necessidade de mais estudos do setor no âmbito das ciências empresariais.
Trabalho final de Mestrado