Aluno: Carolina Miranda De Oliveira Pinho Rodrigues
Resumo
No atual contexto organizacional, as pessoas são um fator imprescindível à sobrevivência das organizações. As suas capacidades, quando renovadas de acordo com as necessidades do mercado, permitem a construção de vantagem competitiva (Santos, 2016). Decorrente da complexidade do processo da formação profissional, torna-se claro que a implementação de sistemas de Gestão de Qualidade e a sua certificação, são fundamentais à satisfação do cliente e consequente sucesso organizacional. Assim, sendo o principal objetivo da formação dotar e aperfeiçoar as competências dos formandos com vista à melhoria da sua performance, importa analisar a satisfação dos formandos com os serviços prestados e, também, a sua opinião relativamente à utilidade da formação em contexto profissional.
A presente investigação recai na análise da Qualidade no Departamento de Formação da empresa Kmed Europa, uma pequena-média empresa do sector da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho que a partir de 2011 disponibilizou um serviço de formação profissional com área temáticas certificadas pela Direção-Geral das Relações do Emprego e do Trabalho.
Conclui-se que durante o período em análise a Kmed Europa cumpriu com os objetivos definidos referentes à Qualidade do serviço. Os formandos mostraram-se satisfeitos com as ações frequentadas, relevando Índices de Satisfação Global acima da meta, excetuando no ano de 2015 numa área de estudo. No que concerne à utilidade da formação foi também atingido o objetivo no ano em análise, tendo mais de 90% dos inquiridos considerado a mesma útil.
Trabalho final de Mestrado