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Voluntariado corporativo: expectativas e percepções. Um estudo no setor das telecomunicações em Portugal.

Aluno: Maria Do Carmo Ravara Cary Frade Grangeio


Resumo
A presente dissertação teve como propósito estudar o Voluntariado Corporativo no setor das telecomunicações em Portugal, nomeadamente a diferença existente entre as expectativas dos responsáveis pelo Voluntariado dentro de uma organização e as perceções dos respetivos voluntários. Paralelamente tentou-se também perceber quais as diferenças de motivação/perceção de um colaborador que adere ao Voluntariado e um que não adere/nunca aderiu. O estudo exploratório foi feito através de instrumentos quantitativos e qualitativos. Neste sentido, contou-se com a participação de três empresas de telecomunicações e com a entidade reguladora deste setor, onde foram realizadas entrevistas e inquéritos. Concluiu-se que, apesar de haver um grande acompanhamento e reconhecimento dos programas de Voluntariado dentro das organizações, existe espaço para melhoria, visto que alguns colaboradores estão descontentes, na medida em que afirmaram que, se tivessem a possibilidade, mudariam vários aspetos nos programas. Além disso, há ainda oportunidades para uma maior mobilização das ações de Voluntariado. Sugere-se que haja um contacto mais próximo entre os colaboradores e a gestão da organização, para que as ações de Voluntariado Corporativo possam cumprir as expectativas dos colaboradores.


Trabalho final de Mestrado