Aluno: SÍlvia Maria Dias Franco Henriques
Resumo
O sector automóvel em Portugal atravessa hoje uma crise que se vislumbra tão profunda como duradoura. A adaptação das empresas ao novo contexto, através de reestruturações profundas, obriga ao estabelecimento de planos estratégicos cuidadosamente definidos e ao envolvimento de todos os intervenientes numa implementação eficaz da mudança. A chefia intermédia, pela sua localização na hierarquia organizacional, encontra-se numa posição privilegiada permitindo-lhe ter um envolvimento e influência na estratégia, contribuindo de forma decisiva para o sucesso das decisões e implementação da mudança.
A literatura existente sustenta que a adopção de uma liderança transformacional é a mais indicada para garantir a eficácia dos líderes em ambientes de mudança organizacional. Em complemento, a liderança transaccional reforça as características dos líderes transformacionais, incrementando-lhes eficácia.
Tendo por base a análise das chefias intermédias de uma empresa do sector automóvel, os principais objectivos deste estudo são, por um lado, identificar o estilo de liderança dominante, e por outro, verificar a relação entre a eficácia das chefias intermédias e os resultados da empresa. Por último, averiguar se estas chefias são percepcionadas pelos seus colaboradores como sendo capazes de contribuir na mudança organizacional. Este objectivo é também partilhado pela própria empresa, já que a Renault reestruturou a sua Visão centrando-a numa maior orientação para o lucro e apostando no desenvolvimento de uma gestão da mudança, ou seja, procurando uma maior eficácia.
Os resultados do estudo não são totalmente esclarecedores, sendo de realçar que parece haver uma relação directa entre a eficácia da liderança intermédia e a mudança organizacional.
Trabalho final de Mestrado