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O efeito mediador da motivação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída: O caso do grupo Calzedonia

Aluno: Mariana Eiras Jacinto


Resumo
As organizações têm como preocupação assegurar a motivação dos seus colaboradores de forma a promover a melhoria do desempenho e a retenção de talentos. Estudos anteriores demonstraram que os sistemas de controlo têm um impacto distinto na motivação intrínseca e extrínseca. O presente estudo visa aferir em que medida é que a motivação (extrínseca e intrínseca) pode mediar a relação entre os sistemas de controlo de vendas e a intenção de saída. Adota-se uma metodologia mista que combina entrevistas semiestruturadas a nove colaboradores de diferentes funções e um inquérito por questionário aplicado a todos os colaboradores das três marcas do Grupo Calzedonia representadas em Portugal: Intimissimi, Tezenis e Calzedonia. Foi testado um modelo teórico com recurso à técnica do Partial Least Squares (PLS). Os resultados salientam a importância do reconhecimento como sendo o sistema de controlo que mais influencia a motivação intrínseca dos colaboradores e que esta última impacta negativamente na intenção de saída dos inquiridos. A motivação extrínseca, por sua vez, influencia positivamente a intenção de saída da organização.


Trabalho final de Mestrado