Aluno: Jorge Daniel Rocha Chaves Carrondo
Resumo
A aquisição de um automóvel não é uma decisão fácil, e o online já é uma ferramenta bastante utilizada para a pesquisa de informação, no entanto, somente alguns construtores possibilitam a oportunidade de aquisição do automóvel por esta via. Existem marcas generalistas que já apostam neste tipo de aquisição em alguns países da Europa, contudo em Portugal ainda existe muita resistência para este tipo de inovação.
O tema desta dissertação tem como objetivo identificar determinantes que estejam relacionados com a atitude face à compra de automóveis através do comércio online. Será focada nos consumidores portugueses, na possibilidade de estes poderem adquirir um automóvel num site ou concessionário oficial da marca, via online. Deste modo procura-se esclarecer a possibilidade de sucesso, caso num futuro próximo, os representantes das marcas automóveis em Portugal optarem por adicionar este tipo de aquisição para comercializar os seus produtos.
Para analisar detalhadamente os resultados deste inquérito, utilizou-se o software Smart PLS 2.0.M3, que demonstrou que o produto automóvel é considerado ainda um produto de risco para os consumidores, quando adquirido online. Contudo, também é visível que a componente orientação para a marca é significativa na atitude para a compra de um automóvel através do comercio online.
Foram obtidas 239 respostas ao inquérito realizado aos portugueses, com idades variadas que demonstraram diversas perspetivas sobre este tema, realçando a importância de adquirir um automóvel online num site oficial do representante, e para uma marca que seja da sua confiança.
Trabalho final de Mestrado