Aluno: Andreia Sofia Neto Pombeiro
Resumo
As práticas de Gestão da Qualidade e a Sustentabilidade são muitas vezes consideradas um precursor para uma performance superior da empresa, mas o seu efeito na Performance Competitiva das empresas ainda não estão bem estabelecidos na literatura.
O presente estudo divide as práticas de Gestão da Qualidade em dois grupos (Quality Exploration e Quality Exploitation). O modelo conceptual proposto avalia o efeito destes dois grupos de práticas na Performance Competitiva da empresa e na Produção Sustentável. O efeito da Produção Sustentável na Performance Competitiva é também estudado no modelo conceptual proposto.
O estudo foi efectuado a partir das respostas a 187 questionários, enviados por
e-mail para empresas portuguesas de manufactura certificadas pelas normas ISO 9000 e preenchidos on-line.
Os resultados mostraram que a Produção Sustentável tem um impacto positivo na Performance Competitiva das empresas. Foi também encontrada uma associação positiva significativa entre as práticas de Gestão da Qualidade, quer Exploitation, quer Exploration na Produção Sustentável. Os resultados encontrados também indicaram que as práticas de Gestão da Qualidade Exploration e Exploitation têm um efeito positivo na Performance Competitiva, sendo que este efeito é mais forte no caso das práticas de Gestão da Qualidade Exploration.
Trabalho final de Mestrado