Aluno: Maria Margarida Santos Da Costa E Silva
Resumo
A importância da sustentabilidade ou do desenvolvimento sustentável é uma questão importante nos negócios e no ambiente social de hoje, fruto da degradação desenfreada do ambiente ecológico. Para uma organização, a procura por objetivos económicos não é uma alternativa sólida em termos de sustentabilidade e lucratividade a longo prazo se os mesmos resultarem em danos irreversíveis no meio ambiente, em falhas na melhoria de condições de trabalho para os seus funcionários e para a comunidade em geral.
Assim, tornou-se fundamental que qualquer organização se comporte de uma maneira social e ambientalmente responsável, enquanto que simultaneamente tenta alcançar os seus objetivos económicos.
Neste contexto, julgou-se importante estudar a temática da Gestão da Cadeia de Abastecimento Sustentável (GCAS), visando avaliar a dimensão da introdução de práticas de GCAS numa organização, bem como o desempenho da organização em todas as três dimensões da sustentabilidade (económica, social e ambiental) e, ainda, o desempenho não financeiro, como resultado do cumprimento de práticas de GCAS.
Os resultados obtidos demonstram que a maior parte das práticas de GCAS são executadas pelas organizações, tendo uma influência positiva significativa quando relacionadas com as medidas de desempenho de GCAS.
Verifica-se que comunidade envolvente tem um papel importante não só na aplicação de práticas de GCAS como também nas medidas de desempenho, com mais enfoque para o Desempenho Não Financeiro.
Trabalho final de Mestrado