Search button

O envolvimento do fornecedor na inovação do produto: revisão de literatura

Aluno: Lara Raquel Baptista Caetano


Resumo
Com a crescente competitividade, as empresas têm vindo a recorrer cada vez mais aos seus fornecedores, como recurso para obtenção de conhecimento, competências e tecnologia, de modo a aumentarem o seu desempenho face à concorrência e a desenvolverem novos produtos para o mercado. Este trabalho analisa a literatura científica que relaciona o envolvimento do fornecedor com a empresa e estuda o impacto dessa relação na inovação do produto, através de estudos empíricos quantitativos publicados no horizonte temporal de 2000 a 2012. Para a análise do estudo, a relação foi classificada em três tipos: ?relação positiva?, ?relação negativa? e ?relação não significativa? que permitiram concluir que, na maioria dos casos, o impacto do envolvimento do fornecedor na inovação do produto é positivo. No entanto, a relação pode ser influenciada negativamente quando o fornecedor não reúne as capacidades necessárias para o processo de inovação, devido a uma seleção ineficaz pela empresa, ou pela necessidade de grandes alterações tecnológicas nas atividades da mesma. Para além disso, quando a empresa impõe barreiras à integração e desconhece os benefícios que lhe estão associados, a relação não permite gerar resultados conclusivos.


Trabalho final de Mestrado