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TURISMO EM ESPAÇO RURAL: ALTERNATIVA AO TURISMO MASSIFICADO E MOTOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Aluno: Daniela De Amorim BraÍzinha Vidal


Resumo
O turismo é um forte motor de desenvolvimento socioeconómico e cultural que se popularizou na década de 50, com o desenvolvimento de meios de transporte, a redução do horário laboral, o direito às férias pagas e ao aumento do poder de compra das famílias. Esta popularidade conduziu à massificação do turismo e à distribuição temporal e geográfica desequilibrada da procura turística, resultando em problemas aos níveis ambiental, cultural e social. A sazonalidade turística contribuiu para a intensificação desses problemas. A dependência de Portugal face ao seu principal produto turístico, Sol e Mar, contribuiu também para o agravamento da sazonalidade no país. Ao contrário das zonas costeiras, as áreas rurais têm sofrido um declínio social e económico resultante de fatores como a perda de capital humano para as zonas urbanas, enfrentando vários desafios que exigem políticas de desenvolvimento rural adequadas e uma utilização mais eficaz dos recursos financeiros disponíveis. O turismo rural tem vindo a destacar-se, não só, como uma estratégia de desenvolvimento alternativo para a regeneração económica e social das zonas rurais, mas também como alternativa ao turismo de massas, minimizando os problemas derivados da sazonalidade associada ao produto Sol e Mar. Com recurso ao método Delphi, este estudo tem como principais objetivos perceber de que forma o turismo rural em Portugal tem contribuído para minimizar os impactos da massificação do turismo nas zonas costeiras, diminuir a sazonalidade nessas áreas e, por fim, analisar o seu contributo para o desenvolvimento das zonas rurais no território português.


Trabalho final de Mestrado