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Estudo e Avaliação da Qualidade da Comunicação Interna na Empresa de Serviços EDSAE

Aluno: Miriam Costa Cherem


Resumo
No mercado global, há uma crescente concorrência entre os produtores e comerciantes de bens e serviços, de modo que o foco da vantagem competitiva passou a ser a qualidade. As empresas vencedoras oferecem serviços a clientes internos com a mesma dedicação que os entregam a clientes externos. A cultura da qualidade deve prezar pelo clima de cooperação e disseminação das informações nas organizações. Assim, o presente estudo pretende analisar a qualidade do atual sistema de comunicação da empresa, verificar se as ferramentas disponíveis estão alinhadas com os objetivos da gestão, identificar os gaps existentes na comunicação interna, e ainda projetar um sistema de comunicação que vá de encontro às necessidades atuais, tanto dos colaboradores como da gestão estratégica da empresa. Os resultados mostram que a comunicação interna da EDSAE não se encontra enquadrada com os principais objetivos estratégicos da organização. A comunicação é desenvolvida no sentido de satisfazer as necessidades do público externo. Os resultados também mostraram que o fluxo de informação é predominantemente informal, onde a comunicação oral prevalece. Verificou-se ainda que a comunicação descendente na empresa é ineficaz, possuindo falhas graves na circulação das informações. No entanto, na comunicação horizontal assistiu-se a uma proximidade das relações. Por último, conseguiu-se identificar as dificuldades existentes, verificou-se a insatisfação por parte da grande maioria dos colaboradores em relação a efetividade da comunicação e conclui-se que um projeto de comunicação interna, com ferramentas adequadas à estratégia da empresa, pode melhorar a qualidade dos serviços internos assim como dos serviços oferecidos aos clientes.


Trabalho final de Mestrado