Aluno: Diogo Serrano Dias Plantier Saraiva
Resumo
Através de projetos divididos por Ciclos Olímpicos, os governos fazem investimentos nas federações desportivas com vista a obtenção de resultados desportivos nas principais competições das diferentes modalidades. Este estudo foca-se exclusivamente na modalidade de atletismo.
Este estudo desenvolve-se no âmbito de dois tópicos de investigação, o financiamento e os resultados desportivos, tendo como objetivo avaliar qual o impacto do financiamento na obtenção de resultados desportivos, através de um estudo comparado entre a Federação Portuguesa de Atletismo, Real Federación Española de Atletismo e United Kingdom Athletics.
Esta pesquisa foi elaborada através da recolha de dados financeiros(financiamento do estado, recursos próprios e financiamento do estado por atleta de atletismo) e desportivos das diferentes federações (Jogos Olímpicos, Campeonatos de
Mundo e da Europa de Seniores, Sub-23, Juniores e Juvenis) desde 2005 a 2016.
Através de uma análise de dados multivariada, mais concretamente de uma regressão, os resultados obtidos demonstram que em Portugal e no Reino Unido o financiamento não tem impacto nos resultados desportivos, enquanto para Espanha o resultado foi o oposto.
A realização de matrizes de avaliação do impacto do financiamento nos resultados desportivos poderá ser uma estratégia para avaliação dos mesmos e para uma melhor
gestão de recursos e sustentabilidade das próprias organizações.
Trabalho final de Mestrado