Search button

Motivations and Critical Success Factors of Social Entrepreneurship Initiatives: a Case Study

Aluno: Filipa Alexandra Leong Ruela


Resumo
Nas últimas três décadas, o empreendedorismo social emergiu como uma área relevante de prática e investigação. Ao utilizar competências de gestão e metodologias de mercado para combater problemas sociais, o empreendedorismo social apresenta um elevado potencial económico e social e tem sido alvo de cada vez mais atenção. Apesar da sua crescente popularidade, a investigação académica realizada nesta área é ainda dispersa e fragmentada, estando longe de atingir o consenso. Este estudo de caso visa complementar uma lacuna da literatura existente e tem como objetivo identificar as principais motivações e fatores críticos de sucesso associados a iniciativas de empreendedorismo social. De acordo com os resultados obtidos, foram identificadas cinco motivações chave, que incluem (1) orientação para o êxito, (2) realização pessoal, (3) contribuir para uma sociedade melhor, (4) proximidade de um problema social e (5) foco na sustentabilidade financeira. Adicionalmente, cinco fatores críticos de sucesso foram também identificados: (1) boa aceitação do conceito pelo público, (2) motivação e dedicação dos colaboradores, (3) capacidade de liderança do empreendedor social, (4) formação e desenvolvimento dos colaboradores e (5) colaboração com organizações do setor privado.


Trabalho final de Mestrado