Search button

A criação de um empresa de outsourcing para publicidade - estudo prévio e análise crítica

Aluno: Marta Silva Carvalho Costa Rodrigues


Resumo
A difícil conjuntura económica atual do país tem tido grandes consequências nas empresas nacionais, incluindo no investimento no sector da publicidade. Com a crise instalada e os orçamentos reduzidos, as empresas preocupam-se em justificar cada cêntimo investido em comunicação e exigem resultados, acabando por interferir no trabalho da agência e na qualidade do processo criativo. Neste contexto surge a necessidade das agências reduzirem custos em tudo o que podem. É com base neste âmbito que surge a ideia de negócio de uma nova empresa denominada All Faces, que presta serviços a estas agências e a produtoras audiovisuais, e que lhes permite economizar custos e tempo. Com base numa amostra de 42 agências de comunicação, publicidade e marketing e de 19 produtoras audiovisuais, foi delineado um estudo de mercado cujo objetivo era responder a determinadas questões que apoiarão o desenvolvimento do plano de negócios da empresa: 1. ?Será que uma empresa que concentra serviços para as áreas de comunicação, especificamente agências de publicidade, marketing e comunicação e produtoras audiovisuais, é uma empresa útil a estas?? 2. ?Que preços estariam os clientes dispostos a pagar por cada um dos serviços da All Faces?? Os resultados foram positivos e motivadores, as agências e as produtoras consideram uma empresa como a All Faces útil aos seus negócios.


Trabalho final de Mestrado