Aluno: Madalena GonÇalves Monteiro Rodrigues Oliveira
Resumo
A Arábia Saudita tornou-se no último século num dos maiores mercados emergentes mundiais. Com a sua economia estruturada na extração petrolífera, o país assistiu a um desenvolvimento económico sem precedentes.
O Governo apostou assim cada vez mais no sector privado nacional e estrangeiro, de modo a conseguir manter uma base sustentável para o seu desenvolvimento, independentemente das variações das receitas petrolíferas. Porém, a Arábia Saudita mantém-se um Estado Islâmico com um grande distanciamento político e cultural, o que pode apresentar diversos desafios à entrada de empresas estrangeiras no país.
Para ter um conhecimento mais aprofundado do impacto da distância cultural no comportamento das empresas que se internacionalizam para a Arábia Saudita foi desenvolvida a metodologia de estudos de caso, concretamente a internacionalização da ZIPPY, um dos negócios do portfolio da SONAE, para o mercado saudita.
Conclui-se que a internacionalização da empresa teve sucesso, embora a distância cultural tenha obrigado a empresa a proceder a diversas alterações ao nível da imagem e da produção, visto que muitos dos critérios utilizados no ocidente não eram bem vistos, ou até mesmo ilegais, no Reino Saudita.
Trabalho final de Mestrado