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Análise de atitudes em avaliações online sobre restaurantes na região do Algarve em Portugal

Aluno: NÉlia Sacramento


Resumo
A Web 2.0 surgiu como uma ferramenta de troca livre de informação por parte dos utilizadores da Internet, permitindo comunicação e divulgação informal de produtos ou serviços por meio do chamado electronic Word-Of-Mouth (eWOM). O setor da restauração tem recebido especial atenção dos utilizadores da Internet, que tentam exprimir e sugerir aquilo que mais gostaram e/ou menos gostaram em determinado restaurante. Tendo isso em vista, esta investigação de natureza exploratória procurou avaliar quais são as atitudes dos clientes expressas nas avaliações online sobre restaurantes na região do Algarve em Portugal. Para isso, foram recolhidos 600 comentários da região, ao longo dos meses de junho e setembro de 2012, num total de 62 restaurantes, com o objetivo classificar esta informação e perceber quais os aspetos mais referenciados pelos clientes e retirar conclusões sobre as suas atitudes. Dos resultados obtidos, é de realçar que a maioria recai sobre atitudes de apreciações positivas relativamente aos restaurantes desta região. Os aspetos mais referenciados são a Qualidade da Comida, Staff e Comunicação, Preço e Ambiente. Este estudo contribui com a academia uma vez que utiliza a Teoria de Avaliação (Martin & White, 2005) para a análise de avaliações online num contexto específico e com os gestores de restaurantes uma vez que podem melhor compreender as atitudes dos seus clientes, e melhor observar as fraquezas da restauração.


Trabalho final de Mestrado