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COMUNICAÇÃO DA MARCA DE UM NEGÓCIO B2B ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS ? CASO DE ESTUDO

Aluno: CesÁrio Miguel Barros Lobo Da Fonseca


Resumo
As redes sociais são um fenómeno presente nas nossas rotinas diárias. Após o surgimento destas plataformas as empresas identificaram as vantagens que estas apresentavam no contacto e interação com o cliente assim como divulgação de uma marca. No entanto essa postura foi mais aceite, estudada e adotada por negócios B2C. Em B2B já existe interesse por parte dos gestores em integrar redes sociais nos seus negócios, mas há ainda muito caminho por percorrer, seja no âmbito académico seja no empresarial. Assim decidimos realizar um caso de estudo da Compasso, uma Destination Management Company (DMC) de turismo incoming para saber qual a melhor forma de integrar redes sociais na comunicação desta marca. Para este caso de estudo procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas a dois dos seus colaboradores, a um fornecedor e a um cliente. Após análise dos dados foi possível saber as preferências de clientes e fornecedores quanto à interação e partilha de informação pelas redes sociais e alinhar essas conclusões com a estratégia da empresa. Os resultados da investigação indicam que qualquer empresa beneficiará da presença nas redes sociais mesmo que seja apenas para marcar a presença da sua marca nessas plataformas e não para comunicar diretamente com utilizadores. No entanto ao comunicarem a sua marca nas redes sociais devem ter em atenção, por exemplo, o grau de formalidade ou informalidade com que o fazem, se devem associar-se a causas ambientais e sociais e partilha-las nas suas páginas ou para que stakeholders devem direcionar as suas publicações.


Trabalho final de Mestrado