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RELAÇÃO ENTRE AS REDES SOCIAIS E DESEMPENHO FINANCEIRO DAS EMPRESAS COTADAS NA EURONEXT LISBON

Aluno: Miguel Maria Cordovil De Sousa Alvim


Resumo
Rede social é uma comunidade que consiste em agentes, sejam pessoas ou qualquer tipo de instituições, e nas ligações existentes entre eles. Neste trabalho procurou-se perceber se existe alguma relação entre as redes sociais dos administradores das empresas da Euronext Lisbon 2010 e o desempenho financeiro da instituição que representam. Para medir a robustez da rede social informal dos administradores fez-se um levantamento exaustivo dos percursos académicos dos mesmos. Através da análise das variáveis grau, intermediação e proximidade foi possível extrair conclusões acerca da perceção de centralidade de cada ator na sua rede social e consequentemente dos valores para as suas empresas. Por fim, conjugaram-se os resultados de centralidade com 4 indicadores financeiros (Resultado Líquido, Return on Assets, Return on Equity e Q de Tobin). Independentemente dos testes adotados, concluiu-se que a relação é estatisticamente válida e positiva entre os indicadores Grau e Proximidade com o Resultado Líquido e Return on Equity. A mesma relação se verifica para a Intermediação com o Q de Tobin.


Trabalho final de Mestrado