Aluno: Miguel JosÉ Ascenso Gabriel Pimenta
Resumo
A Web 2.0 trouxe o advento das redes sociais e, com elas, novas ferramentas para as marcas
utilizarem de forma a persuadir atuais ou potenciais clientes a comprar os seus produtos. O Firm-
Generated Content (FGC) é a forma como as empresas utilizam os vários tipos de conteúdo,
completamente controlado por elas, de apresentar aos consumidores conteúdo informativo,
comentável e partilhável. As empresas têm apostado cada vez mais neste tipo de conteúdos, em
conjunto com o User-Generated Content, de forma a melhorar o seu posicionamento no universo
online. Este estudo quantitativo tem como objetivo perceber se o FGC influencia a decisão de
compra através do Capital de Marca e do Brand Attitude e se a Aptidão Tecnológica tem influência
a decisão de compra. Para averiguar estas hipóteses, foi desenvolvido um modelo concetual
composto por cinco construtos: FGC, Capital de Marca, Brand Attitude, Decisão de Compra e
Aptidão Tecnológica. O modelo foi baseado em 2 estudos recentes e num questionário, do qual
resultaram 144 respostas válidas. Para avaliar os resultados, foi usado o método PLS-SEM e, após
a devida análise dos resultados obtidos, foi averiguado que o FGC não tem influência no Brand
Attitude nem no Capital de Marca, logo não influencia a decisão de compra dos consumidores,
mas a Aptidão Tecnológica influencia.
Trabalho final de Mestrado