Aluno: Pedro Luis Pardal Porto Llobet
Resumo
Os Social Media são meios de comunicação que permitem uma maior interatividade entre os seus utilizadores, sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada devido à facilidade e rapidez na partilha de informação e conteúdos na internet. Dentro do grupo dos Social Media, estão incluídos os blogues, que são páginas da Web onde os seus proprietários partilham conteúdos que acham interessantes. O número de blogues e de leitores deste tipo de páginas cresceu bastante nos últimos anos, o que levou muitas marcas a utilizá-los na comunicação com os seus consumidores. Neste estudo procurou-se responder a seguinte questão de investigação: ?Como os blogues podem ser meios de comunicação relevantes para a divulgação da marca??. Para tanto foi utilizado como método de investigação o estudo de caso, que analisou uma parceria entre uma marca e algumas bloggers portuguesas, numa iniciativa chamada Bloggers Battle by L?Oréal Professionnel. A recolha de dados foi feita através de entrevistas em profundidade com o representante da marca, a responsável pela ação da empresa que fez a gestão da mesma e com algumas das bloggers participantes. Para além das entrevistas foram analisados dados dos blogues e comentários relativos a esta ação no Facebook. As principais contribuições referem-se a descrição detalhada de como funciona uma parceria entre uma marca e algumas bloggers portuguesas e como esta ação contribuiu para a marca atingir os objetivos da sua estratégia. Outra importante contribuição foi a análise da utilização dos blogues como meio de comunicação das marcas com os consumidores.
Trabalho final de Mestrado