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LITERACIA FINANCEIRA E CONFIANÇA NOS ATORES DO MERCADO FINANCEIRO

Aluno: Ana Rita Mendes Corrente


Resumo
A confiança e a literacia financeira são duas das condições que influenciam a relação que as pessoas têm com os mercados financeiros. Com o objetivo de compreender como é que a formação da confiança nos atores do mercado financeiro difere entre pessoas que apresentam distintos graus de relacionamento com esses mercados, torna-se importante estudar sete variáveis distintas: predisposição para confiar, disponibilidade, competência, integridade, overall trust, promessa de cumprimento e literacia financeira. O estudo foi operacionalizado através de um questionário, autoadministrado nos Formulários do Google, o qual foi enviado para os inquiridos responderem, através do e-mail (com o link para o questionário) e com recurso ao Facebook e ao LinkedIn a 366 pessoas. O presente trabalho foi feito com recurso ao software fsQCA no sentido em que se procurava encontrar padrões na formação da confiança. Do estudo, concluiu-se que existem padrões diferentes com destaque da influência quer da literacia financeira quer da predisposição para confiar. Concluiu-se ainda que o nível de relação com o mercado é relevante na formação da confiança. A disponibilidade é valorizada pelos atores do mercado financeiro, sobretudo por parte dos indivíduos que apresentam uma relação básica com os mercados. Além desta condição, as restantes afirmações referentes às variáveis que mais têm impacto na confiança dos atores nos mercados financeiros permitem melhorar a relação entre as instituições financeiras (que operam nos mercados financeiros) e os seus clientes, como também produzir programas de literacia eficazes.


Trabalho final de Mestrado