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Usuabilidade em Websites: O caso da Ticketline

Aluno: Andreia Filipa Pinto Esteves


Resumo
Numa era em que a WWW se tornou uma ferramenta indispensável, é importante avaliar os seus impactos. No caso do comércio online, a WWW é uma plataforma essencial para conectar clientes e vendedores. A crescente utilização deste canal evidencia a necessidade de desenvolver websites usáveis, pois são cruciais no sucesso de um e-business. No entanto, não existe na literatura um consenso quanto às métricas, constructos e linhas orientadoras para avaliar a usabilidade em websites, sendo também limitada a existência de estudos empíricos que avaliem o impacto da usabilidade no comportamento do consumidor. Este estudo pretende em primeiro lugar identificar e validar empiricamente os constructos de usabilidade mais relevantes propostos na literatura antecedente. Em segundo lugar compreender de que forma a usabilidade tem impacto no comportamento do consumidor, aplicando o teste a um caso real ? o da Ticketline. Para atingir estes objetivos, é desenvolvido um modelo teórico com base em modelos anteriores, onde foram realizadas algumas adaptações de forma a avaliar o impacto individual de cada constructo da usabilidade na Satisfação e consequentemente na Intenção de Uso. Foram também analisadas neste estudo as redes nomológicas estabelecidas entre os constructos da usabilidade em websites. Os resultados obtidos salientam o Conteúdo Relevante e Legibilidade como os fatores com maior impacto na Satisfação, e descobriram ainda a sua influência indireta na Intenção de Uso. Por fim são ainda fornecidas implicações teóricas e práticas que podem ajudar a Ticketline na compreensão do comportamento dos consumidores e na consequente tomada de decisões no seu website.


Trabalho final de Mestrado