Search button

Sector Hoteleiro: A Tomada de decisão Baseada na Web 2.0

Aluno: Susana Cristina Redondo Lemos Rosa


Resumo
Actualmente, as empresas coexistem num mundo global onde as tecnologias marcam uma forte presença. Neste sentido, a adopção de uma tecnologia adequada pode trazer mais sucesso a uma empresa. O sector hoteleiro tem vindo a procurar tecnologias como forma de entregar mais valor aos seus hóspedes e se distinguir dos concorrentes. O uso de tecnologias da web 2.0 revela-se importante dado o seu dinamismo e permitirem um fácil acesso à informação. Os hóspedes devem ser incentivados a colaborar online através da escrita de revisões relativas à sua estadia no hotel, partilhando informação entre viajantes. Esta partilha assume a forma de marketing word-of-mouth (WOM) e pode revelar-se proveitosa para o hotel ou, por outro lado, bastante inconveniente. Este trabalho discute ?como é que a informação obtida através da web 2.0 influencia a tomada de decisão nos hotéis?. Neste sentido, o objectivo é compreender qual é a utilização dada à informação obtida online pelo hotel. Para responder a esta questão, o método utilizado foi o estudo de caso, realizado num hotel situado em Lisboa. A recolha de dados passou pela realização de entrevistas e a análise das revisões do hotel num website de travel 2.0. Após a análise dos dados, verifica-se que a tomada de decisão nos hóteis começa a ser influenciada pelas informações extraídas da web 2.0. As decisões tomadas, no hotel estudado, são influenciadas pelas revisões dos hóspedes na web 2.0, porém, estas são sobretudo decisões operacionais, que podem ser determinantes para o retorno dos hóspedes.


Trabalho final de Mestrado