Search button

Marketing político: Os jovens e as oportunidades trazidas pelos novos meios de comunicação

Aluno: Teresa Sande E Castro Pinto Ferreira


Resumo
Os novos meios de comunicação digitais vieram revolucionar o marketing e a comunicação na esfera política, criando novas oportunidades a nível do envolvimento com os eleitores, sobretudo pela interactividade que possibilitam. Nesta nova era, os jovens, nascidos do seio destas tecnologias, apresentam-se como alvos bastante apetecíveis das novas formas de comunicar. Este estudo de caso comparativo foi desenvolvido com o intuito de compreender de que forma estão os partidos políticos PS e PSD a utilizar estas ferramentas, assim como as oportunidades reais que elas oferecem a nível da fidelização de eleitores jovens. Os dados para a prossecução do estudo foram obtidos através de observação directa e análise documental das plataformas de Media Social e dos websites destes partidos e por meio de inquéritos realizados a jovens entre os 18 e 25 anos de idade. Os resultados obtidos demonstram que os novos meios de comunicação têm um enorme poder no desenvolvimento de uma relação mais próxima com o eleitorado jovem e na captação de novos eleitores. Contudo, podemos considerar que os partidos políticos portugueses, representados pela amostra em questão, têm ainda um longo caminho a percorrer no sentido de aproveitarem as vantagens oferecidas pelas novas ferramentas digitais.


Trabalho final de Mestrado