Aluno: Raquel De Matos Roberto
Resumo
O estudo procurou avaliar se a motivação, por via da escala Multi-Moti, se encontra associada positivamente com o desempenho, medido através da escala de Avaliação de Desempenho no Trabalho.
Para o efeito, avaliou-se a motivação dos recursos humanos em contexto laboral, através da medição de várias dimensões da motivação (organização do trabalho, realização e poder, desempenho e envolvimento) nos trabalhadores do IPOLFG, utilizando a escala Multi-Moti. Neste contexto, estudou-se ainda a natureza do impacto de um conjunto de variáveis sócio-demográficas sobre a variável motivação, nomeadamente o género, idade, habilitações literárias, grupo profissional, antiguidade no IPOLFG e na carreira.
A circunstância do IPOLFG ser uma entidade pública empresarial justificou a referência ao SIADAP e às medidas consagradas nos Orçamentos de Estado 2011 e 2012.
Conclui-se, de uma forma geral, que existe uma associação positiva entre as várias dimensões da motivação (realização e poder, desempenho e envolvimento) e o desempenho percepcionado pelos trabalhadores do IPOLFG.
Trabalho final de Mestrado