Search button

The Role of Information Format in Financial Decision-Making: Bridging Psychology, Neuroscience and Accounting Research.

Aluno: Madalena Stilwell Ferreira Da Fonseca


Resumo
A ideia de que a avaliação e as decisões financeiras dependem não só do valor real das empresas espelhada na informação contida nos relatos financeiros, mas também da forma como a mesma é apresentada tem vindo a ser empiricamente demonstrada. Contudo, sabemos ainda muito pouco sobre os mecanismos subjacentes ao impacto que o formato tem nos processos de tomada de decisão. Para compreender melhor o impacto da forma como a informação é apresentada e disponibilizada e para conseguir criar relatos financeiros mais eficientes ao nível da transmissão da informação desejada, é fundamental perceber os fatores que influenciam a aquisição, o processamento e utilização da informação financeira e contabilística. O conhecimento dos processos psicológicos e neurais que culminam na tomada de decisões e dos fatores que os influenciam requer a integração de abordagens e ferramentas de várias disciplinas e áreas do conhecimento, designadamente da economia, da psicologia, das ciências computacionais e da neurociência. O objetivo deste trabalho é rever e discutir a investigação mais recente nestes diferentes campos, em particular a relacionada com a importância da forma de apresentação da informação. Pretende-se ainda discutir a abordagem multidisciplinar que começa a emergir sob a designação de "neuroacounting", reconhecendo o seu potencial, mas também as suas limitações.


Trabalho final de Mestrado