Search button

O empreendedorismo estratégico na viragem do século XXI: a relevância dos estudos empiricos

Aluno: Francisco Maria Vaz Da Cruz Braga


Resumo
O empreendedorismo estratégico é um conceito que ganha força no princípio do século XXI. As organizações deparam-se nesse período com um ambiente competitivo altamente volátil, sem regra e onde as previsões são altamente especulativas. Os métodos, processos e estratégias utilizadas até então já não servem as organizações e há uma procura por novas formas de competir e de criar valor. O empreendedorismo estratégico dá os primeiros passos neste enquadramento, num esforço entre o desenvolvimento de recursos internos das organizações ao mesmo tempo que se exploram novas fontes de vantagens competitivas. Este estudo procura estabelecer um confronte entre o modo como literatura teórica o tem desenvolvido e como os estudos empíricos o têm analisado nas organizações. Este trabalho contribui para uma visão mais assertiva sobre que tipo de organizações que incorporam o empreendedorismo estratégico na sua gestão diária e qual o foco da sua aplicação.


Trabalho final de Mestrado