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Tecnologias Web 2.0: O caso de Pequenos e Médios Hoteis no distrito de Lisboa

Aluno: Rodrigo Miguel Pinto Gomes


Resumo
A evolução da internet para a sua segunda geração, a Web 2.0, insere no quotidiano social e empresarial novas tendências sociais e tecnologias, com características que, devido aos princípios que têm em comum, as tornam potencialmente favoráveis na integração da gestão de pequenas e médias empresas (PME). Este estudo investiga como é que as tecnologias Web 2.0, mais propriamente as revisões online podem auxiliar as PME nomeadamente os pequenos e médios hotéis (PMH). Para tal, foram recolhidos e analisados 1500 comentários de 50 pequenos e médios hotéis, quanto a diversos parâmetros e procurou-se cruzar essa informação para encontrar padrões que permitissem chegar a conclusões. Os resultados mostram que quarto, staff e localização foram os parâmetros mais frequentes nas revisões online analisadas e, limpeza, simpatia, prestabilidade e posição central os termos mais utilizados para os qualificar existindo uma tendência para avaliar os hotéis de forma positiva, e com notas elevadas. Esta investigação conclui que as revisões online podem ajudar a gestão dos pequenos e médios hotéis estudados, na tomada de decisões para aumentar a satisfação dos seus clientes e para dirigir os recursos existentes de forma eficiente.


Trabalho final de Mestrado