Aluno: Leonor Rute Gomes Rodrigues
Resumo
As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano e não é diferente no panorama empresarial. As empresas utilizam-nas para comunicar com os consumidores de uma forma mais próxima mas também para se promoverem.
Este trabalho é um estudo de caso que tem como objetivo compreender de que forma é que as organizações fazem uso das redes sociais para promover a qualidade enquanto fator de diferenciação e excelência, analisando o grau de interação entre o Departamento de Qualidade e o Departamento de Comunicação de uma empresa, um tema que tem sido um pouco esquecido na literatura atual mas de grande importância tendo em conta o mercado globalizado em que nos encontramos, em que tudo conta para marcar a diferença.
A Securitas Portugal foi a escolhida para este estudo, uma empresa de segurança privada, pioneira em Portugal na prestação deste género de serviços. Foram realizados inquéritos e entrevistas nos departamentos de Qualidade e de Comunicação, assim como a consulta de documentos e observação direta, e as informações obtidas permitiram entender melhor a visão de ambos os departamentos relativamente ao tema e confirmar a importância que as redes sociais têm na promoção e certificação da qualidade nesta empresa, de forma a garantir o sucesso da organização, sendo a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) adequado um ponto-chave para o êxito da mesma.
Trabalho final de Mestrado