Aluno: Roberto Miguel Gato De Almeida
Resumo
O presente trabalho incide sobre as dificuldades e restrições presentes no relacionamento entre as PMEs e as instituições de crédito especializado, que disponibilizam leasing e factoring.
Com o nosso estudo, realizado através de um questionário entregue às instituições inscritas na “Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting”, foi possível constatar que as PMEs com a dificuldade em obter crédito junto das fontes tradicionais, têm vindo a recorrer a instituições de crédito especializado.
Foi possível verificar que a taxa de incumprimento é maior nas PMEs do que nas grandes empresas, e que a obtenção de informação fidedigna é mais dispendiosa, o que naturalmente contribui para que os custos administrativos para as entidades financiadoras sejam superiores.
Por sua vez, constatou-se que as práticas contabilísticas das PMEs nem sempre vão ao encontro do requerido pelas instituições financiadoras, e que estas deverão contar com mais de um ano de atividade antes de procurarem este tipo de financiamento.
No caso específico do leasing, foi constatado que a capacidade das PMEs em elaborar projetos não tem sido a desejada, e que o setor económico onde se encontra a PME é um importante fator na decisão de a financiar.
Por fim, ao analisar especificamente o factoring, é de realçar que os créditos de entidades públicas não são considerados os mais fiáveis, e que o relacionamento entre o devedor e o credor é um fator importante aquando da adesão ao factoring.
Trabalho final de Mestrado