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MODELO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: Análise da função do diretor

Aluno: LuÍs Nuno Gama Lobo Das Neves Ramos


Resumo
A identificação de Competências e a sua gestão têm vindo a assumir um papel relevante no pensamento sobre a ação estratégica das organizações. Nesse enquadramento, como fator decisivo para a Eficácia, a função dos gestores de topo tem suscitado particular interesse. No universo das organizações, o sistema educativo ou a Escola, orientada pela sua missão e pressionada pelo aumento de solicitações e necessidade de otimização de recursos, não pode ser estranha a esse pensamento. Na Escola a função do gestor de topo é assumida pelo seu órgão executivo, o Diretor. Estão a função e o desempenho dos diretores das escolas alicerçados num modelo de competências? A presente dissertação pretende lançar um olhar sobre a gestão das escolas identificando o modelo de competências necessário para depois o confrontar com eventuais lacunas existentes na realidade concreta das instituições. Para realizar o estudo debruça-se sobre uma parcela específica do sistema de ensino (os agrupamentos escolares do município da Amadora) inquirindo os seus primeiros responsáveis. A metodologia seguida utiliza uma ferramenta baseada no modelo SERVQUAL. O estudo conclui que o modelo de competências existe e o desempenho efetivo dos diretores é realizado com base nesse modelo.


Trabalho final de Mestrado