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ECO-INOVAÇÃO E PERFORMANCE SUSTENTÁVEL

Aluno: Joana Rita Rodrigues Vitorino


Resumo
As empresas enfrentam, hoje em dia, uma pressão cada vez maior para adoptarem práticas de sustentabilidade. Por esta razão surgiu uma necessidade de estas reverem os seus processos associados ao desenvolvimento de novos produtos, processos de produção de produtos já existentes e as suas estratégias. A eco-inovação é vista como crucial para o aumento da competitividade económica. O modelo conceptual proposto analisa o impacto de dois antecedentes, a estratégia de inovação e a ética ambiental corporativa, na eco-inovação nas suas três dimensões: eco-produto, eco-processo e eco-organização. O efeito destas três dimensões na performance sustentável e vantagem competitiva são também hipóteses do modelo proposto. Para testar o modelo conceptual foram usadas 81 respostas dadas por empresas de manufatura, certificadas pela norma ISO 9001, a um inquérito enviado por e-mail e preenchido on-line. Os resultados obtidos mostram que a ética ambiental corporativa e a estratégia de inovação tem um impacto positivo na eco-organização e no eco-processo. Contrariamente ao esperado, estes efeitos não foram suportados para o eco-produto. No que diz respeito ao impacto positivo da eco-inovação na performance sustentável verificou-se que este era significante apenas para duas dimensões: eco-produto e eco-processo.


Trabalho final de Mestrado