Aluno: Martim Alves Garcia Trindade Veiga
Resumo
Nos últimos anos, tem-se vindo a assistir a um desenvolvimento e crescimento
acentuados da área da Inteligência Artificial, sendo que no ano de 2019, segundo Liu
(2020), se registou um crescimento de aproximadamente cinquenta por cento das receitas
desta área. O aumento do volume de dados gerados por sensores e máquinas, combinado
com o fluxo de informações proveniente das ações dos utilizadores na Internet e com os
elevados investimentos dos governos e empresas nesta área permitiram treinar e melhorar
os algoritmos de Inteligência Artificial (Lee, 2018). Todavia, as pessoas desenvolveram
um certo receio relativamente à segurança e privacidade dos seus dados pessoais, tendo
começado a ser debatida com maior regularidade a questão Ética (Oliveira, 2017, Piteira
et al, 2019).
A questão de investigação deste trabalho passa por perceber quais os fatores que
levam à adoção da Inteligência Artificial na sociedade atual, tendo como pressuposto
obrigatório a Ética e o respeito pelos dados e privacidade das pessoas. Com esse
propósito, foi elaborado um modelo, suportado nas teorias de adoção e sucesso de
sistemas de informação (Davis, 1989, Venkatesh et al., 2012, Delone & McLean, 2003).
O modelo proposto foi testado e validado através do Modelo das Equações Estruturais,
com base em dados extraídos das respostas dos inquiridos ao questionário online, tendo
sido obtidas 237 respostas de pessoas sobretudo da área das Tecnologias de Informação.
Os resultados obtidos permitiram validar seis das oito hipóteses de investigação
do modelo proposto, sendo que não foi possível verificar correlação entre a dimensão
Influência Social e as variáveis Intenção Comportamental e Uso da Inteligência Artificial.
O objetivo deste trabalho foi alcançado, uma vez que a questão da investigação foi
validada e se conseguiu provar que é possível adotar Inteligência Artificial na sociedade,
utilizando a dimensão Atitude Face ao Comportamento Ético como pilar do modelo.
Trabalho final de Mestrado