Search button

INOVAÇÃO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS NO MERCADO ALIMENTAR: PLANO DE MARKETING PARA O LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO DA MARCA MAGGI DA NESTLÉ PORTUGAL

Aluno: Francisco Gomes Pereira Da Silva Madeira


Resumo
O trabalho de projeto aqui apresentado tem como objetivo criar um output final, neste caso um plano de marketing, que sirva de guideline para futuros lançamentos de novos produtos. Apesar de existirem vários autores a abordar a temática de inovação e lançamento de novos produtos, existe uma lacuna no que concerne à ligação deste tema com o planeamento e definição de estratégias de Marketing que suportem a fase mais crucial do ciclo de vida do produto, o lançamento para o mercado. Este projeto conjuga a vertente teórica com a vertente prática, ao apresentar um plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca MAGGI da Nestlé Portugal. O tipo de estudo aqui apresentado baseia-se em dados qualitativos com uma abordagem essencialmente descritiva. A metodologia utilizada foi a recolha e análise de dados primários e secundários bem como através de observação participativa proveniente do estágio desenvolvido na Nestlé Portugal. Este projeto pretende apresentar estratégias e ações de marketing que permitam aumentar a taxa de sucesso no lançamento de novos produtos alimentares para o mercado. Neste projeto em concreto, as estratégias e ações de marketing apresentadas no plano de marketing foram delineadas para permitir uma eficaz introdução do produto no mercado, com uma vasta distribuição geográfica, mantendo a imagem de confiança e qualidade já associada à marca MAGGI. Estas estratégias, com principal foco na comunicação e promoção, permitirão criar vantagens competitivas, aumentar vendas e quota de mercado da marca.


Trabalho final de Mestrado