Aluno: Erickson Nuno Bicho Brito
Resumo
Nos dias de hoje com o fenómeno da globalização e com as constantes evoluções tecnológicas, colocam-se novos desafios e oportunidades ao mercado. A internacionalização das empresas, seja de um produto ou de um serviço local, torna-se numa estratégia de desenvolvimento e também de sobrevivência.
Através da metodologia de um estudo de caso sobre o primeiro grupo hoteleiro angolano a internacionalizar-se, a presente investigação tem como objetivos principais: entender o processo de internacionalização, os modos de entrada no mercado estrangeiro e as motivações que levaram a cadeia hoteleira Skyna Hotels a internacionalizar-se.
Os dados recolhidos mostram que as limitações do mercado nacional e a necessidade de crescimento das empresas podem estar na origem de um processo de internacionalização.
Concluindo que para uma empresa hoteleira se internacionalizar, é muito importante que seja feita uma profunda análise turística, do mercado alvo, uma análise macroeconómica do país para onde se quer exportar o produto ou serviço, uma análise do modo de entrada e ter também em conta os ciclos e novas tendências, assim como a visibilidade e notoriedade da marca.
Trabalho final de Mestrado