Aluno: Hugo Hemal Chhotobhai
Resumo
As alterações que se têm verificado no paradigma empresarial, nomeadamente, na sustentabilidade organizacional e ambiental, têm aumentado a importância das práticas de Responsabilidade Social Corporativa, tendo por isso, o conceito de Gestão de Recursos Humanos Sustentável vindo a ganhar cada vez mais destaque.
A presente dissertação pretende contribuir para esta nova temática de Gestão de Recursos Humanos, através da análise do impacto que a Gestão de Recursos Humanos Sustentável tem na Motivação e do papel que a Identificação Organizacional tem nessa relação. Consequentemente, também será alvo de estudo a relação entre a Motivação e a Perceção do Desempenho Individual dos colaboradores.
Para realizar esta investigação, foi realizado um inquérito destinado a indivíduos que estivessem a desempenhar funções laborais no momento da divulgação deste inquérito. De uma amostra de 154 respostas, foi possível perceber que a Identificação Organizacional desempenha um papel de mediação positivo e significativo na relação entre a Gestão de Recursos Humanos Sustentável e a Motivação e que a Motivação também tem um impacto positivo na Perceção do Desempenho Individual de cada indivíduo. Assim conclui-se que a existência de práticas de Gestão de Recursos Humanos mais sustentáveis permite uma maior Identificação Organizacional dos colaboradores com as organizações e uma maior Motivação por poderem contribuir de forma positiva para a sociedade e meio ambiente, que depois se reflete no aumento da Perceção do Desempenho Individual de cada um.
Trabalho final de Mestrado