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Porto sem papel e desempenho portuário: JUP e JUL

Aluno: Diogo Jorge Alves Ferreira


Resumo
O presente trabalho tem como propósito estudar a avaliação e as implicações da desmaterialização documental no desempenho portuário, objetivando-se: (i) Analisar os procedimentos da JUP e os seus efeitos na qualidade do serviço portuário; (ii) Analisar os procedimentos da JUL e seus efeitos na qualidade do serviço portuário; (iii) Analisar o efeito conjunto da JUP e JUL no desempenho portuário. Optou-se por um tipo de investigação com as características dos estudos quantitativos e não experimentais em corte transversal, descritivos e correlacionais, no qual se procura estudar o modo como as variáveis independentes (características da JUP e características da JUL) se refletem na variável dependente (satisfação dos clientes). O instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário elaborado ad hoc. A amostra em estudo é do tipo não probabilístico por conveniência ou acidental, constituída por 32 inquiridos, nomeadamente de agências de navegação (43,8%), transitários (28,1%), despachante oficial (12,5%), autoridade portuária (6,3%), operadores ferroviários (6,3%) e operador terminal (3,1%). Na globalidade, os inquiridos têm mais conhecimento da JUP comparativamente à JUL, uma vez que lhe reconheceram mais características. Os clientes mais satisfeitos são os que reconhecem que a JUP permite a informação do transporte ferroviário (p=0,015). Os inquiridos que consideram que a JUL permite a notificação prévia da chegada do camião/comboio manifestam mais satisfação (p=0,33).


Trabalho final de Mestrado