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Diversificação do Grupo José de Mello em Contexto de crise económica e Financeira

Aluno: Ana Margarida PerdigÃo Frutuoso Ramos Pereira


Resumo
A crise económica e financeira de 2008 continua a ter consequências negativas na economia mundial e nacional criando desafios constantes ao nível da gestão estratégica. A gestão estratégica permite às organizações formularem ações e decisões organizacionais, afetando os três níveis de estratégia: corporativa, negócios e funcional. A estratégia a nível corporativo é definida como a forma de criar valor para toda a organização, analisando questões chave como em que mercados de produtos e negócios a empresa deve competir e a forma de os gerir. Pretende-se investigar a estratégia a nível corporativo e a respetiva evolução da diversificação nas diversas unidades de negócio, em tempos de crise, de um grande grupo económico português. O grupo escolhido foi o Grupo José de Mello, antigo grupo CUF, de controlo familiar, caracterizado como um dos maiores e mais diversificados grupos económicos portugueses. A pesquisa é um estudo de caso, com base em diversas fontes de informação. Procurando responder a como e porquê a crise económica e financeira de 2008 influenciou a evolução do desenvolvimento estratégico e respetivos investimentos do Grupo José de Mello. Os resultados revelam que o grupo continua a ser caracterizado por um grau e tipo de diversificação muito elevado e não relacionado, existindo fatores que influenciaram o desenvolvimento estratégico do GJM, nomeadamente fatores externos (crise de 2008) e fatores internos (elevado peso da dívida do grupo) obrigando o mesmo a um ajustamento e adaptação na sua estrutura e dimensão, adquirindo uma nova abordagem na estratégia de desenvolvimento e investimento de negócios.


Trabalho final de Mestrado