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Aumento da pressão sobre produtos contrafeitos dentro do grupo Alibaba: o caso TAOBAO

Aluno: Diogo Manuel PintÃo Ferreira


Resumo
Atualmente o e commerce ocupa uma posição notória no mercado e na dinâmica de toda a economia mundial. Com todos os avanços, começaram então a surgir as primeiras grandes empresas a operar apenas em território de e commerce, sendo que o surgimento do Grupo Alibaba marcou um passo importante numa mudança para os mercados online. Assim como o comércio evoluiu para os mercados online, o fenómeno da contrafação seguiu o mesmo caminho, retirando o potencial dos respetivos canais de distribuição para a venda de produtos contrafeitos. Surge então a preocupação de rever nova legislação que possa acompanhar e corrigir determinadas lacunas, somente dedicadas a anti contrafação. Um dos principais impulsionadores destes canais de distribuição passa pelo Grupo Alibaba e o seu universo de empresas, que detêm atualmente uma fatia significativa do comércio digital. Sendo assim, foi realizado um estudo de maneira a perceber se existe de facto uma coligação entre o comércio de produtos contrafeitos online e o crescimento do Alibaba, mais precisamente da sua plataforma Taobao. O estudo permitiu verificar a coligação acima descrita, provando o aumento da pressão sobre os produtos contrafeitos face ao crescimento do Grupo Alibaba. Em paralelo, foi realizada uma pesquisa dedicada a medidas anti contrafação com o objetivo de avaliar a sua eficácia no cenário atual do e commerce ? Este estudo ajudou a compreender que: apesar de várias medidas estarem em curso, existem ainda várias lacunas que necessitam de ser lapidadas.


Trabalho final de Mestrado