Search button

GREEN MARKETING: PERSPECTIVA EMPRESARIAL EM PORTUGAL

Aluno: JoÃo Afonso GuimarÃes RomÃo


Resumo
Nos dias que correm, a mentalidade empreendedora, através da responsabilidade social e preocupação ambiental, pretende assegurar o novo paradigma sobre o bem-estar ambiental, promovendo ações que tornem o meio ambiente mais limpo e sustentável. Este estudo exploratório tem como objetivo definir o perfil das empresas portuguesas relativamente às estratégias de sustentabilidade implementadas, bem como encontrar uma associação entre as estratégias específicas dessas mesmas empresas e as perceções dos seus gestores sobre a performance financeira e vantagens competitivas. Na elaboração deste estudo foram realizados inquéritos às 1000 maiores empresas em Portugal em 2012, segundo a revista Exame. Sem conseguir afirmar que existe uma relação entre cada tipo de estratégia de sustentabilidade e os resultados analisados (performance financeira e vantagem competitiva) acreditamos que, com uma amostra mais representativa, outros resultados poderiam ter surgido. Ainda assim, observamos que não há efetivamente uma ligação entre as práticas de sustentabilidade e as perceções de performance financeira e vantagem competitiva para a gestão de uma empresa. Mesmo não podendo garantir a força destas associações, o único caso em que podemos admitir que uma associação existe, surge quando em comparação entre os tipos de estratégias de sustentabilidade ?Tactical? e ?Strategic? no que diz respeito à análise dos seus efeitos na Vantagem Competitiva.


Trabalho final de Mestrado