Aluno: Ana Patricia Gabriel Berrelha
Resumo
Resumo
A Banca é um setor que se caracteriza, atualmente, por ser dinâmico e em constante mudança.
Neste contexto, altamente competitivo, os resultados organizacionais dependem muito da capacidade de liderança de chefias intermédias para motivar os colaboradores e mantê-los satisfeitos no trabalho.
Assim o presente trabalho pretende avaliar de que forma o estilo de liderança adotado pelas chefias intermédias influencia a satisfação dos colaboradores na Rede de Retalho da Banca Portuguesa. O estudo baseou-se numa amostra de trezentos e trinta colaboradores envolvendo seis direções da região sul de Portugal de uma instituição bancária.
O presente estudo segue uma metodologia quantitativa, tendo por base a aplicação do MultifactorLeadershipQuestionnaire (MLQ) para avaliar os diferentes estilos de liderança adotados e ainda uma escala de satisfação no trabalho.
Dos resultados observa-se que existe utilização de ambos os estilos de liderança, quer transformacional quer transacional, embora o transacional seja o predominante e, em contrapartida, o transformacional é o que se encontra mais fortemente associado à satisfação no trabalho.
Palavras-chave: Liderança, Estilos de Liderança e Satisfação no Trabalho
Trabalho final de Mestrado