Search button

IMPACTO DOS ESTILOS DE LIDERANÇA NA SATISFAÇÃO COM O TRABALHO - CASO DA BANCA

Aluno: Ana Patricia Gabriel Berrelha


Resumo
Resumo A Banca é um setor que se caracteriza, atualmente, por ser dinâmico e em constante mudança. Neste contexto, altamente competitivo, os resultados organizacionais dependem muito da capacidade de liderança de chefias intermédias para motivar os colaboradores e mantê-los satisfeitos no trabalho. Assim o presente trabalho pretende avaliar de que forma o estilo de liderança adotado pelas chefias intermédias influencia a satisfação dos colaboradores na Rede de Retalho da Banca Portuguesa. O estudo baseou-se numa amostra de trezentos e trinta colaboradores envolvendo seis direções da região sul de Portugal de uma instituição bancária. O presente estudo segue uma metodologia quantitativa, tendo por base a aplicação do MultifactorLeadershipQuestionnaire (MLQ) para avaliar os diferentes estilos de liderança adotados e ainda uma escala de satisfação no trabalho. Dos resultados observa-se que existe utilização de ambos os estilos de liderança, quer transformacional quer transacional, embora o transacional seja o predominante e, em contrapartida, o transformacional é o que se encontra mais fortemente associado à satisfação no trabalho. Palavras-chave: Liderança, Estilos de Liderança e Satisfação no Trabalho


Trabalho final de Mestrado