Aluno: JÉssica De Sousa Azevedo
Resumo
As Pessoas são o elemento chave no sucesso das organizações, e a Satisfação é um dos seus maiores desafios. Trabalhadores satisfeitos são sinónimo de maior compromisso e desempenho organizacional. Em contrapartida, a sua insatisfação reflete-se em alta rotatividade e baixo desempenho. As relações entre os trabalhadores e a organização funcionam numa lógica de interdependência e reciprocidade. Assim, a Social Exchange Theory permite compreender como várias condições contribuem para a Satisfação. Estas podem ser estabelecidas ao nível organizacional, com os líderes e com os pares. As organizações não existem sem comunicação, sendo que o presente estudo analisa os contributos da comunicação na Satisfação dos trabalhadores. A riqueza deste processo está na análise da comunicação aos diversos níveis, isto é, ao nível da organização, do líder e dos pares. Outras condições relacionadas com a Satisfação, como o Equilíbrio Trabalho-Família, a Cultura Organizacional, a Liderança Transacional, a Liderança Transformacional e o Apoio dos Pares, são alvo de análise. O presente estudo analisou uma amostra de 163 respostas, obtidas via questionário, distribuído aos trabalhadores das empresas portuguesas do setor dos serviços. Este contribui ativamente para o crescimento nacional e para a composição do mercado de trabalho. Uma abordagem qualitativa foi utilizada para testar e identificar as combinações causais que levam à presença e à ausência de Satisfação (fsQCA). Os resultados evidenciaram a presença de caminhos para a Satisfação na presença de comunicação aos três níveis. Complementarmente foram encontrados caminhos para a ausência de Satisfação na presença de comunicação de pelo menos um dos níveis.
Trabalho final de Mestrado