Aluno: Susana Leite Vilhena
Resumo
A presente dissertação versa sobre a aplicabilidade e aceitação do Balanced Scorecard (BSC), enquanto ferramenta de gestão estratégica, no terceiro sector, sendo sobretudo um exercício de reflexão. Foi utilizada a metodologia Delphi e constituído um painel de sete organizações, que ao longo de três rondas reflectiram sobre a viabilidade de implementação, os recursos tecnológicos, humanos e financeiros necessários à implementação, os obstáculos culturais a ultrapassar e a necessidade de implementação, com o objectivo final de consenso.
Concluiu-se que a maioria destas organizações não está preparada para a implementação do BSC, sobretudo devido a carências de formação dos recursos humanos e de uma cultura de definição de objectivos; mas foram feitas algumas sugestões para implementação desta ferramenta no terceiro sector, decorrentes das respostas aos questionários Delphi.
Foi também sugerida a necessidade de mais estudo sobre a aplicabilidade do BSC em pequenas e médias empresas e sobre os factores de contingência da aplicação desta ferramenta.
Trabalho final de Mestrado