Search button

Estratégias e Ações de Marketing e Comunicação em Instituições Particulares de Solidariedade Social - Estudo da Associação Casapiana de Solidariedade

Aluno: Pedro Fontes Barbosa De Almeida


Resumo
A presente dissertação enquadra as estratégias e ações de marketing e comunicação, e outras práticas de gestão nas IPSS. Estas são organizações sem fins lucrativos que pertencem, mas não esgotam o Terceiro Setor, tendo atualmente uma elevada importância para a sociedade, facilmente comprovada pela relevância que a Economia Social tem na economia do país. A redução dos financiamentos por parte do Estado, e as dificuldades sentidas por este tipo de instituições, despoletaram a necessidade da sua profissionalização. O presente trabalho foca-se no caso empírico de uma IPSS, a ACS, que tem já implementadas práticas de gestão geralmente utilizadas no setor lucrativo. Deste modo, a presente dissertação tem como principais objetivos compreender qual a relevância para os gestores da ACS, das estratégias e ações de marketing e comunicação para a instituição, de que forma são utilizadas, e qual a importância da introdução de práticas de gestão neste tipo de organizações. A escolha do Estudo de Caso como metodologia foi muito importante, possibilitando através da consulta de várias fontes de dados disponíveis assegurar diferentes perspetivas, permitindo a análise e compreensão da importância que a profissionalização e as práticas de gestão têm para as organizações sem fins lucrativos, neste caso, para a ACS como IPSS escolhida para o estudo. Os resultados obtidos sugerem que a introdução de práticas de gestão, utilizadas no setor lucrativo, nas IPSS têm um importante papel no seu dia-a-dia.


Trabalho final de Mestrado