Aluno: Filipa Kahn Mansos MagalhÃes Carvalho
Resumo
Apesar de ser um conceito muito recente e vagamente conhecido, existe a perceção generalizada que o ?Cloud Computing? revolucionará a era das Tecnologias e dos Sistemas de Informação.
A partir da literatura sobre Cloud Computing e sobre a teoria Tecnologia-Organização-Ambiente (TOE), foi desenhado um modelo que inclui um total de dez determinantes da adoção de Cloud Computing. Com o objetivo de analisar a relevância destes determinantes na adoção do Cloud Computing nas organizações Portuguesas, foi desenvolvido um inquérito que foi lançado durante os meses de Abril e Maio de 2013. Este inquérito foi lançado a empresas Portuguesas que usam serviços de Cloud Computing, tendo sido recebidas 138 respostas válidas.
O teste empírico do modelo, feito através da utilização da técnica de análise de dados Partial Least Squares (PLS), confirmou a relevância de seis dos dez determinantes inicialmente avançados, como importantes para a adoção de Cloud Computing. Concluiu-se que a Ansiedade Tecnológica, a Conveniência, a Compatibilidade e a Confiança no Fornecedor influenciam positivamente a adoção de Cloud Computing, enquanto a Pressão Competitiva e as questões de Segurança registam relações negativas com a variável da adoção de Cloud Computing.
Trabalho final de Mestrado