Aluno: AndrÉ Francisco GraÇa Pereira
Resumo
Nos negócios, o desempenho superior das empresas é alcançado reunindo o conjunto apropriado de competências que a força de trabalho tem a oferecer. Os gestores precisam ser claros sobre suas necessidades e prioridades e estabelecer expectativas claras.
O objetivo desta investigação foi estabelecer as necessidades de competências para startups, avaliando os requisitos percebidos pelos gestores e colaboradores nos seus locais de trabalho.
A investigação baseia-se no trabalho desenvolvido por Bartel-Radic et al (2017) e Spencer e Spencer (1993).
Este estudo analisa os requisitos percebidos pelos gestores e colaboradores para as competências essenciais para startups.
Os resultados da pesquisa demonstram a existência de um gap entre a importância atribuída pelos gestores às competências investigadas que acreditam ser críticas para seus negócios e a importância atribuída pelos colaboradores às mesmas competências.
Além disso, os resultados da pesquisa demonstram que a importância que os colaboradores das startups atribuem às competências identificadas pelas empresas startups depende da sua experiência profissional. Por fim, os resultados da pesquisa demonstram que a importância que os colaboradores de startups atribuem às competências identificadas pelas empresas startup depende do acompanhamento dos gestores de startups ao seu trabalho.
Trabalho final de Mestrado