Search button

PLANO DE NEGÓCIO PARA A EXPANSÃO DA LAVANDARIA MAGIC BUBBLES

Aluno: Luis Manuel Hipolito Brito


Resumo
Este trabalho final de mestrado consiste no desenvolvimento de um plano de negócios para estudar a viabilidade expansão de uma empresa já existente do setor da lavandaria e tinturaria, concretamente uma lavandaria Self-service, para uma localidade diferente dentro do mesmo concelho de Almada. De acordo com Bird e Jelinek (1988), ambientes dinâmicos provocam falhas e incerteza na obtenção de informação, assim a capacidade de desenvolver planos de negócio fiáveis poderá ser questionável. Deste modo, este trabalho propõe que a realização de um plano de negócios neste setor deverá ser desenvolvido com base numa estratégia empresarial que vise em primeiro lugar garantir a viabilidade da empresa preparando a empresa para uma segunda fase de inovação estratégica onde se espera um ambiente concorrencial intenso de acordo com Reeves et al. (2015). A expansão da empresa terá lugar através da implementação de uma nova loja na Charneca de Caparica, através de um inovador serviço de lavagem, desenhado pela própria empresa, um eficiente serviço de secagem e um serviço extra de engomadaria, visando num futuro próximo oferecer uma série de inovações tecnológicas e de serviços. A metodologia selecionada para elaborar o plano de negócios foi a de Harvard (2007). Foram utilizadas informações baseadas nas envolventes contextuais e concorrenciais externas, networking, análise de concorrência e recolha de dados primários, mediante a realização de um questionário e dados secundários essenciais para a elaboração do plano de negócios. Plano financeiro desenvolvido para analisar a viabilidade do projeto obteve resultados positivos denotando que o projeto é viável.


Trabalho final de Mestrado